Desenvolvimento

Desenvolvimento de produtos

Por sermos capazes de desenvolver as formulações dos nossos produtos, detemos todos os direitos sobre essas formulações bem como um controlo melhorado sobre a seleção de produtos, o acesso geográfico, os custos e outras condições da cadeia de fornecimentos.

Uma perceção errada comum é a de que os inovadores partilham simplesmente as 'receitas' dos seus produtos com detalhes específicos sobre os ingredientes ativos e processos de produção. Na realidade, a informação sobre o produto original de referência raramente é revelada a terceiros, e consequentemente, não é utilizada nas aplicações de genéricos.

Consequentemente, uma versão genérica de um produto de referência tem de ser desenvolvida desde o início. Saber os componentes principais ou determinar a tecnologia envolvida não é habitualmente suficiente, dado que muito sobre o produto de referência permanece desconhecido. Em resultado, as empresas de genéricos têm de desenvolver novas formas não-violadoras da propriedade intelectual para formular ou sintetizar o produto utilizando equipamento acessível e ingredientes que assegurem a segurança, eficácia e qualidade do produto.

Novas Oportunidades Comerciais

O desenvolvimento interno de produtos gera novas oportunidades comerciais. A empresa obtém direitos globais sobre o produto, o que abre oportunidades para novas formas de cooperação. A Bluefish escolheu focalizar-se no desenvolvimento de produtos em áreas de nicho, produtos com formulações complexas, ou produtos que são estrategicamente importantes para a empresa, que por sua vez irão aumentar o valor dos direitos de propriedade intelectual no portefólio.

Cooperação Estreita com Parceiros Relevantes

A empresa estabeleceu cooperações estreitas com Organizações de Desenvolvimento de Contratos (CDOs). Para cada projeto, a Bluefish seleciona um parceiro de colaboração com competência específica e experiência relevante para o produtoem questão. Otrabalho é gerido pela equipa de desenvolvimento da própria empresa empregada no nosso centro técnico na Índia, com competências na avaliação clínica, no desenvolvimento de formulações, PI e garantia de qualidade.

Avaliação Exaustiva

No seguimento da avaliação comercial, inicia-se o trabalho de desenvolvimento através da identificação dos pré-requisitos técnicos para o desenvolvimento da formulação do produto, com o objetivo de avaliar o nível de risco do projeto. Em paralelo à avaliação técnica é iniciado o trabalho na identificação de um parceiro de colaboração apropriado. Após compilar a análise inicial, é feita uma avaliação global, incluindo a prioridade atribuída ao projeto.

O desenvolvimento da formulação de um novo produto dura, em média, entre 18 e 24 meses. O tempo de desenvolvimento varia de acordo com a complexidade da formulação, bem como com os requisitos do design do estudo de bioequivalência. Quando os resultados do estudo estiverem disponíveis, é compilada a documentação, que deve então ser submetida às autoridades dos países relevantes, e o processo de fabrico é alargado.

Benefícios dos Projetos de Desenvolvimento Interno

Melhor controlo sobre
  • A Seleção de Produtos
  • Acesso Geográfico
  • Custos
  • Operações na Cadeia de Fornecimento
  • Direitos de Propriedade Intelectual